Blog Escola Linux

  

Internet das Coisas ou o futuro da internet!

Internet das Coisas ou o futuro da internet!

O desenvolvimento da tecnologia é algo que tem acontecido em um ritmo acelerado, com novas funcionalidades e novos conceitos surgindo a cada dia pensadas em tornar o cotidiano mais otimizado e mais tecnológico. Prova disso pode ser observada nos telefones celulares, que até poucos anos atrás eram verdadeiros "tijolos" com a única função de realizar ligações e ainda assim de má qualidade, e que hoje são verdadeiros computadores de bolso.

Dessa forma, cada vez mais a tecnologia busca transformar o mundo físico e o mundo virtual em algo integrado, de forma a tornar ainda mais produtivo e eficiente o cotidiano, bem como as suas atividades regulares. E é exatamente pensando sob essa esfera que surgiu o conceito de Internet das Coisas.

E é exatamente pensando em tudo isso que nós reunimos aqui uma série de informações sobre a Internet das Coisas, tudo para que você entenda melhor o conceito e também consiga visualizar o panorama futuro de sociedade que ele promete para o mundo. Afinal de contas, a verdade é que por conta da tecnologia o mundo está mudando rápido e é preciso sempre estar ciente e atento com essas mudanças para não acabar ficando para trás. Acompanhe!

Entenda o que é a Internet das Coisas

De maneira bastante resumida, a Internet das Coisas nada mais é do que a proposta de uma verdadeira revolução tecnológica que deseja integrar todos os aspectos do cotidiano com a internet e com o meio virtual, ou seja, à rede mundial de computadores.

Por mais que em um primeiro esse conceito possa parecer coisa de filme futurista, a verdade é que ele representa um processo que já está acontecendo no mundo. Prova disso é o número cada vez maior de objetos, como eletrodomésticos, carros e até mesmo roupas, que chegam com possibilidade de conexão com a internet e também com outros dispositivos, como o seu smartphone, por exemplo.

O desejo principal desse conceito é realizar uma integração completa entre o mundo físico e o mundo digital, de forma a fazer com que eles se tornem um só, tudo por meio de uma série de gadgets que sejam conectados uns aos outros, tudo por meio do sistema de nuvens e também de data centers. E apesar de isso parecer um futuro distante, a aplicação do conceito é algo que já pode ser encontrada e vivenciada em situações do nosso dia a dia. Um bom exemplo disso são óculos de realidade virtual, como o Google Glass, que basicamente transforma a presença da internet e do mundo virtual em uma realidade cada vez mais próxima.

Outros bons exemplos são geladeiras com possibilidade de conexão à internet e também ao smartphone do dono e também as Genius Smart Locks, que nada mais são do que fechaduras inteligentes que funcionam de forma integrada com os smartphones dos habitantes da casa. Uma realidade que está cada vez mais próxima, a Internet das Coisas é um conceito que promete se concretizar de maneira concentra em um futuro muito mais próximo do que muitas pessoas imaginam.

E você? Já está utilizando dispositivos ligados a Internet ou IoT?! Conte sua experiência!

Curso Online IoT na Pŕatica

Guia Prático 101 dicas para usar o Linux como um Profissional!

Oracle no Linux: a dobradinha infalível para sua e...
Transforme o seu Raspberry Pi em um console de jog...
Google Analytics Alternative