Blog Escola Linux

  

Diretórios no Linux: Entenda como funciona!

Os sistemas operacionais são um conjunto de programas que gerenciam o sistema da máquina, fazendo uma ligação entre o computador e o usuário. Hoje, os mais comuns que existem no mercado são Microsoft Windows, Mac OS X e Linux.

A estrutura de diretórios no Linux é um pouco diferente para quem está acostumado com o sistema Windows, mas é bastante definida. Visando a organização, a distribuição Linux e softwares seguem o Filesystem Hierarchy Standard (FHS) - que padroniza as pastas do sistema para receber arquivos. Entenda mais!

Continuar lendo
485 Hits
0 comentários

Kernel do Linux: O que é e para que serve?

O finlandês Linus Torvalds é o criador do Linux, núcleo (kernel) do sistema operacional GNU/Linux. A relação de Torvalds com a computação teve início quando seu avô, um matemático e professor universitário, comprou um computador Commodore International e pediu para que ele, com 11 anos na época, o ajudasse a usar a máquina.

Por ter ficado tão admirado com o computador, Linus Torvalds desenvolveu o restante do sistema.

Anos depois, comprou uma máquina da IBM e então iniciou profissionalmente no ramo da computação. Em sua autobiografia intitulada Just For Fun, Torvalds afirma que, por culpa de sua impaciência e pelo fato de nunca se contentar com o sistema que utilizava, ele criou o sistema Linux.

Foi em 1991, período em que cursava Ciência da Computação na Universidade de Helsinque, que decidiu compartilhar seu sistema operacional. Hoje, é simplesmente um dos sistemas mais usados do mundo. Acompanhe!

Tags:
Continuar lendo
297 Hits
0 comentários

Qual a melhor distribuição Linux para programação?

 As distribuições Linux, baseadas no kernel (núcleo) do sistema operacional, são coleções de aplicativos. Todas as distribuições utilizam o mesmo kernel, mas cada uma tem sua característica.

Algumas distribuições variam o tamanho de acordo com o número de aplicações e finalidade. Enquanto as menores costumam ser usadas na recuperação de sistemas danificados, as maiores são voltadas ao uso doméstico e disponibilizam de mais aplicações e gráficos. Portanto, uma distribuição Linux pode ser ou não comercial.

O que distingue detalhes técnicos entre as distribuições Linux estão ligados aos diferentes dispositivos de hardware e sistemas ou configurações dos pacotes do software. Também se diferem por motivos organizacionais, filosóficas e, inclusive, históricas.

Algumas distribuições fornecem os núcleos "genérico" ou "estável". Distribuidores como a Red Hat e o Debian, ambientes de programação Linux, têm outro conjunto de derivações, que são usados em um ritmo mais lento em comparação com a derivação "genérico" e também incluem todas as correções da derivação "estável" correspondente. Conheça!

Continuar lendo
662 Hits
0 comentários

Conheça as principais ferramentas de trabalho de um DEVOPS

A área de TI (Tecnologia da Informação) é uma das que vem crescendo cada vez mais no Brasil. Esse segmento ganhou espaço principalmente depois que a tecnologia atingiu o ponto alto de desenvolvimento, trazendo quase todas as pessoas para o universo da web.

No entanto, mesmo quem já está inserido no mercado de tecnologia da informação se depara, de vez em quando, com alguns termos diferentes ou mesmo novas invenções, que surgem para proporcionar uma melhoria, mas podem ser um pouco difíceis de compreender.

Foi pensando nisso que hoje vamos te apresentar ao DEVOPS, dizer do que se trata, como funciona e quais são as suas principais ferramentas. Ficou curioso? Então vamos lá!

Tags:
Continuar lendo
484 Hits
0 comentários

Hospede seus próprios sites

A maioria das pessoas, principalmente as envolvidas com grandes negócios, quer hospedar seus sites. Hospedar um site quer dizer que ele contará com aquele famoso “.com.br” no final.

Se não houver hospedagem, o site não pode permanecer na rede. Por isso, muita gente recorre a alguns “hosts” que são responsáveis por esse serviço, mas que acabam oferecendo funções muito limitadas, deixando os donos dos sites insatisfeitos e sem saber o que fazer.

O que a grande maioria das pessoas ainda não sabe é que já existem recursos disponíveis para que elas hospedem seus próprios sites. Quem já ouviu falar disso, mas não sabe como fazer, pode aprender um pouco mais hoje com as nossas dicas. Confira! É mais fácil do que parece!

Continuar lendo
388 Hits
0 comentários
Google Analytics Alternative