Blog Escola Linux

  

Explore um mundo novo: Business Intelligence com Pentaho

Explore um mundo novo: Business Intelligence com Pentaho

A inteligência de negócios (BI) alavanca software e serviços para transformar dados em inteligência acionável que informa as decisões de negócios estratégicas de uma empresa. As ferramentas de BI acessam e analisam conjuntos de dados e apresentam descobertas analíticas em relatórios, resumos, painéis, gráficos, gráficos e mapas para fornecer aos usuários informações detalhadas sobre o estado do negócio.

O termo Business Intelligence (BI) refere-se a tecnologias, aplicativos e práticas para a coleta, integração, análise e apresentação de informações. O objetivo do Business Intelligence é apoiar melhores tomadas de decisão de negócios. Essencialmente, os sistemas de Business Intelligence são sistemas de suporte à decisão (DSS) orientados por dados. Business Intelligence às vezes é usado de forma intercambiável com livros de resumos, ferramentas de relatório e consulta e sistemas de informações executivas. Saiba mais!

A importância das ferramentas de Business Intelligence

As ferramentas de Business Intelligence permitem visualizações históricas, preditivas e também atuais das operações de negócios, na maioria das vezes utilizando os dados que foram reunidos em um data warehouse. Os elementos suportam relatórios, análises interativas de tabelas dinâmicas de “fatia e dados”, visualização e mineração de dados estatísticos. Os aplicativos lidam com vendas, produção, finanças e muitas outras fontes de dados de negócios para fins que incluem o gerenciamento de desempenho de negócios. Muitas vezes, as informações são reunidas sobre outras empresas do mesmo setor, conhecidas como benchmarking.

As tendências de Business Intelligence

Atualmente, as organizações estão começando a ver que os dados e o conteúdo não devem ser considerados aspectos separados do gerenciamento de informações, mas devem ser gerenciados em uma abordagem corporativa integrada. O gerenciamento de informações corporativas reúne o Business Intelligence e o Enterprise Content Management. Atualmente, as organizações estão caminhando para o Business Intelligence Operacional, que atualmente é pouco atendido e não é contestado pelos fornecedores. Tradicionalmente, os fornecedores de Business Intelligence têm como alvo apenas a pirâmide superior, mas agora há uma mudança de paradigma na direção de levar o Business Intelligence para a base da pirâmide com um foco de Business Intelligence de autoatendimento.

Conhecendo o Pentaho

O Pentaho é um software livre com o código aberto que visa o gerenciamento da comunicação dentro de uma empresa, analisando painéis de dados e também de indicadores, com mineração de dados, WorFlow e ETL (Extração, Tratamento e Limpeza dos dados). O Business Intelligence analisa todos os dados históricos de uma empresa, seja por atividade, transação para analisar o desempenho. A união do conceito com a ferramenta é conseguir unir o máximo de informações diversificadas, partindo de fontes variadas e analisa-las, para identificar novos padrões e gerar novos indicadores.

Utilizando o Pentaho como ferramenta de BI, existe a possibilidade de organizar uma grande quantidade de informações de uma forma ágil e com precisão analítica, necessária para criação de dados confiáveis, melhorando a tomada de decisões, principalmente quando falamos em decisões estratégicas. O único investimento é a criação de relatórios, cubos e painéis a partir das informações que já foram geradas.

Comente com a gente a sua experiência com BI e com o Pentaho!

E-book 101 dicas para usar o Linux como um Profissional!

Curso Online Businesse Intelligence com Pentaho

Conheça as distribuições Linux comerciais que pode...
Resolução de problemas na linha de comando Linux: ...
Google Analytics Alternative