Blog Escola Linux

  

Dê um upgrade no seu curriculum com a certificação Cisco CCNA

Dê um upgrade no seu curriculum com a certificação Cisco CCNA

Toda empresa sabe como identificar um bom profissional. No momento de fazer o recrutamento, a seleção daquele que parece ser o funcionário ideal para a empresa, existem diversas formas de compreender as suas qualificações.

Em meio a tantos processos, dinâmicas, entrevistas, que servem basicamente para conhecer melhor como essa pessoa se portará no ambiente de trabalho e de que maneira irá interagir com os outros profissionais, as capacidades profissionais também são medidas. E, para um profissional da área de Ti, tirar certificação CCNA é um diferencial enorme no mercado.

Assim, como em qualquer profissão, ter uma certificação é algo fundamental para o trabalhador desse ramo. Isso assegura a quem está contratando, sinaliza para o mercado de trabalho, que está pessoa não só tem os conhecimentos necessários para atuar na área, como também está devidamente capacitada para transformar tais conhecimentos em soluções. Acompanhe!

O que é a certificação CCNA?

O CCNA (Cisco Certified Network Associate Routing and Switching) é uma certificação disponibilizada pela fabricante Cisco. Esse certificado assegura e comprova que uma determinada pessoas está devidamente capacitada para configurar, instalar, controlar e buscar soluções para qualquer problema em redes de roteadores e switches de tamanho médio.

A pessoa que tem essa certificação possui conhecimentos sobre uma série de tecnologias e protocolos. Sabendo fazer inúmeras configurações em switches e roteadores Cisco. O currículo e ensinamentos difundidos às pessoas que escolhem tirar certificação CCNA, se aplicam a diversas tecnologias. Se adaptam, inclusive, às outras fabricantes, como Huawei, HP, Dlink, etc.

Como tirar a certificação CCNA?

Atualmente, é possível que o profissional de TI consiga o seu certificado de duas formas. A primeira é realizando uma prova única, nomeada CCNAX (Interconnecting Cisco Networking Devices: Accelerated). É forma mais ágil de conseguir a sua certificação.

A segunda forma é por meio de realização de dois exames. O primeiro a ser realizado será o ICND-1 e depois, o ICND-2. Quando as pessoas passam na primeira prova, a INCD-1, recebem o título de CCENT, que serve como uma primeira certificação, com menor peso. Porém, com importância, podemos considerar como um ponto de partida para posteriores certificações.

Como essa pessoa poderá trabalhar?

O mercado é amplo para as pessoas que obtém esse certificado. Ela pode trabalhar em diversos locais, setores e fazendo inúmeras atividades diferentes. Isso faz com que o seu currículo seja encorpado, dando mais relevância às suas habilidades.

Você poderá trabalhar como um dos parceiros da empresa Cisco, fazendo a revenda dos produtos, empresas que tenham ou não ligação com a fabricante. Você poderá trabalhar também em meio aos clientes da própria Cisco, os que oferecem serviços de telecomunicação. Quando consegue essa certificação, pode trabalhar até mesmo como um instrutor. Um professor com conhecimentos necessários para transmitir aos alunos treinamentos para que consigam o seu CCNA.

E, por fim, você também poderá oferecer os seus serviços de forma autônoma e, também, a opção de abrir uma própria empresa, para os que têm desejo de empreender. O mercado de trabalho é muito concorrido e ter uma certificação CCNA se transforma em diferencial enorme para qualquer profissional.

E você? Já tirou sua certificação Cisco CCNA? Possui alguma dúvida? Coloque aqui nos comentários!

Curso Online Preparatório CISCO® CCNA 200-125

Guia Prático 101 dicas para usar o Linux como um Profissional!

A importância de logs para servidores
Como implementar um help desk em sua empresa

Artigos Relacionados

Google Analytics Alternative