Blog Escola Linux

  

Aprenda programação com a linguagem Java

Aprenda programação com a linguagem Java

Dominar uma linguagem de programação é indispensável para qualquer programador. Uma linguagem que seja fácil de ser aprendida e seja usada por muitos outros programadores é a ideal.

Neste caso, o Java se mostra uma ótima opção, pois é uma das linguagens de programação mais famosas no mundo, principalmente no ramo das aplicações na web. Neste artigo, você vai aprender sobre as qualidades oferecidas por essa linguagem de programação.também para os programadores. Há uma série de funções facilitada. Acompanhe!

O que é Java?

Java é uma das linguagens de programação mais usadas atualmente. Ela é derivada das linguagens C e C++.

Um das grandes diferenças entre o Java e diversas outras linguagens é que os programas não são compilados diretamente nos computadores, ao invés disso roda em uma máquina virtual que é implementada nos mais diversos tipos de dispositivos o que faz do Java uma referência em portabilidade. Justamente por isso o Java ajudou a dissociar a imagem de "programação" com "computador".

Como o Java funciona

A base da programação em Java são as classes e seus objetos. Por exemplo, Cachorro é uma classe e Pug é um objeto. As classes possuem características e métodos que são comuns a todos os objetos.

O que é preciso pra rodar o Java

Para que rodem as aplicações em Java, você precisa ter instalado a Java Routine Enviroment (JRE), para desenvolver aplicações é necessário o Java Development Kit (JDK), e, para te ajudar, você pode usar um ambiente de desenvolvimento. Além disso, é preciso as documentações, que são todas as informações da linguagem Java.

Quais são as vantagens de se aprender Java?

O java oferece inúmeras vantagens para aqueles que buscam aprender uma linguagem de programação:

Trabalhe em qualquer plataforma: Pelo fato de, além de ser uma linguagem, o Java também ser uma plataforma de desenvolvimento, com ele é possível desenvolver aplicações para qualquer tipo de plataforma.

Comunidades: Os grupos e comunidades de usuários de Java são bem difundidos ao redor do mundo, dessa maneira é possível obter de maneira fácil material para estudos e participar de cursos e palestras. Além disso, é possível trocar experiências com os outros usuários.

Frameworks: Atualmente, existem uma grande variedade de frameworks para facilitar o trabalho do desenvolvedor tudo isso graças ao investimento da comunidade.

Portabilidade: Devido ao fato de os programas não serem compilados diretamente no computador, e sim na máquina virtual, o Java se mostra uma excelente ferramenta para aqueles que prezam pela portabilidade.

Segurança: Por haver a coleta automática de lixo, os erros comuns que os programadores cometem quando são obrigados a gerenciar diretamente a memória são evitados mais facilmente. Além disso, o programador não possui acesso à memória que não pertence ao seu programa e isso é muito útil quando se pensa em aplicações comerciais desenvolvidas exclusivamente para a internet.

Orientação a objetos: A linguagem Java é concebida pra ser totalmente orientada a objetos desde a sua construção. Isso permite uma programação fluida e poderosa.

Essas são apenas algumas das vantagens de se aprender a linguagem Java. Essa é uma linguagem muito difundida e usada amplamente no meio digital.

E você? Já programa em linguagem Java? Possui alguma dúvida? Coloque aqui nos comentários!

Curso Online Lógica de Programação com Java

 

 

Curso Online Introdução a Programação Java

DNS Bind: O que é e por que devo aprender!
A importância de logs para servidores

Artigos Relacionados

Google Analytics Alternative