Blog Escola Linux

  

Qt: seu próximo framework de desenvolvimento

Qt: seu próximo framework de desenvolvimento

Atualmente, existem muitos tipos de framework de desenvolvimento. Cada um deles oferece inúmeras vantagens para o programador e oferecem um tipo de resultado diferente. O framework que tem rendido discussão é o qt. Nesse artigo, você vai descobrir por que o framework qt será a sua próxima escolha. Confira!

O que é um framework?

Framework é um conjunto de conceitos que é utilizado para resolver os problemas de um domínio específico. O framework atua onde há funcionalidades comuns entre várias aplicações.

Atenção, pois Framework não é o mesmo que padrão de projeto de software. Os frameworks têm a possibilidade de serem modelados com vários padrões de projeto e possuem sempre um domínio de uma aplicação particular (o que não ocorre com os padrões e projeto de software).

Quais são as vantagens de um framework?

Algumas das vantagens do framework são a maior facilidade para a detecção de erros, a otimização de recursos e eficiência na resolução de problemas e a concentração na abstração de soluções do problema que está sendo tratado.

O que é Qt?

O qt é um tipo de framework voltado para o desenvolvimento de interfaces gráficas criado pela empresa Trolltech.

Como o Qt funciona?

A estrutura do qt é baseada em módulos. Um módulo é uma biblioteca que pode ser usada pelos desenvolvedores. Na framework qt existem 2 tipos de módulos principais: o qt essentials e o qt addon.

No primeiro grupo, estão reunidos os essenciais para que o framework funciona em uma plataforma. Já no segundo grupo estão inclusos os módulos adicionais que não fazem parte de uma distribuição básica.

Que plataformas suportam o Qt?

O qt é utilizado para o desenvolvimento nas plataformas Symbia, Maemo e MeeGo, mas também é suportado por Linux, Windows e Mac OS

Por que programar usando qt?

O qt é uma framework que oferece inúmeras vantagens para os programadores. O qt é escrito e C++, uma linguagem de programação de uso geral, o que reflete de maneira muito positiva na performance.

Outra vantagem prática oferecida pelo qt é a interoperabilidade entre sistemas. Você pode programar algo para Windows no Linux e depois compilar facilmente para a plataforma que você queria incialmente. O qt também é uma das frameworks mais bem projetadas para quem trabalha com C++ além de ser estável na maioria das plataformas. O qt também oferece a vantagem de não ser mais pago.

Hoje o programa pode ser adquirido de forma gratuita. Além disso, o qt não tem temas, dessa forma, você cria o programa e a interface dele é adaptada de acordo com o seu Sistema Operacional. Dessa forma, se o seu objetivo é utilizar uma framework que funcione em várias plataformas diferentes e que te ofereça um suporte maior na hora de programar o qt pode ser uma ótima opção para você.

O qt é intuitivo, multi plataformas e te economiza tempo. Ao fazer uso do qt você cria mais escrevendo muito menos códigos além de poder implantar seus sistemas em diferentes sistemas operacionais com mais facilidade.

E você? Programa usando qual framework? Já experimentou o Qt? Conte-nos sua experiência!

Curso Online Qt Creator na Prática

E-book 101 dicas para usar o Linux como um Profissional!

Primeiros passos na programação de apps Android
Quero aprender a programar! Como faço?

Artigos Relacionados

Google Analytics Alternative