Blog Escola Linux

  

Primeiros passos na programação de apps Android

Primeiros passos na programação de apps Android

O mercado de oportunidades oferecido pelo sistema Android é enorme. A Android ocupa uma parcela significativa dos sistemas operacionais móveis disponíveis no mercado. Nesse artigo você vai aprender os primeiros passos para iniciar o desenvolvimento de apps para essa plataforma que é líder de mercado.

A Google possui os direitos sobre o sistema Android e oferece uma ótima documentação e ferramentas gratuitas para o desenvolvimento dos apps. O sistema funciona atualmente em Smart Watches, Smartphones, tabvlets, Android e TV, e, mais recentemente, o Android auto. Acompanhe!

O que é preciso?

Para programar apps Android, é necessário incialmente de uma ideia daquilo que você quer criar. Você também precisa saber programar em Java. Um detalhe é que não é necessário que você disponha de um smartphone para teste, a maioria pode ser feita através de um emulador.

Por onde começar na programação Android

O primeiro passo para programar apps Android é criar o seu ambiente de desenvolvimento e para isso você vai precisar instalar o Android Studio. Você pode baixar o Android Studio na internet e seguir as instruções de instalação do site do download.

Primeiros Passos

Para criar um projeto no Android Studio você vai precisar seguir algns passos:

1. Criar um novo projeto no Android Studio
Nesse passo, você vai definir o nome do seu projeto e em que dispositivos ele vai funcionar, como tablets e smartphones por exemplo.

2. Codificar seu programa

3. Rodar o app no emulador
Essa é a fase que você testa o seu programa para ver se ele realmente funciona nos dispositivos escolhidos previamente.

Layouts e XML no sistema Android

Definir um layout através do XML é a forma mais comum de iniciar o desenvolvimento de um app. Para isso, você deve seguir os seguintes passos:

1. Criar o main.xml;

2. Carregar o arquivo XML na aplicação.
Uma dica é usar o DroidDraw, que é uma ferramenta online e gratuita voltada para a edição de arquivos de layout XML. Além disso, você irá precisar aprender a adicionar botões em um layout Android através do Android Studio e para isso você deverá alteras as configurações no main.xml para cada tipo de botão inserido.

O que é Activity?

Activity é uma classe gerenciadora de interface com o usuário e todos os apps Android começam com uma Activity. Em resumo, quando um app Android é executado na realidade é sua Activity principal, que é criada logo no início do projeto, que está sendo lançada. Mas você também pode criar sua própria Activity que é chamada de Activity secundária.

Logs

Os logs são um mecanismo simples que permitem ao desenvolvedor debugar os erros durante o desenvolvimento e investigar problemas com o software em produção. Mas atenção, os logs podem interferir na performance do seu app então seja cuidadoso. Bom, ficou claro que é necessário ter um amplo conhecimento em alguma linguagem de programação para programar com Android. Nesse caso o mais utilizado na programação Android é o Java. Seguindo esses primeiros passos dentro do Android Studio você vai conseguir criar o seu app Android.

E você? Já programou um App Android ou deseja começar? Conte-nos sua experiência!

Curso Online Programação Mobile com Android Studio

Curso Online Introdução a Programação Java

10 Características para um ser um melhor profissio...
Qt: seu próximo framework de desenvolvimento

Artigos Relacionados

Google Analytics Alternative