Blog Escola Linux

  

Instalei o Linux, e agora?

Instalei o Linux, e agora?

Muitas pessoas não sabem o que fazer após instalar o Linux em seus computadores. Independente das suas distribuições (Ubuntu, Fedora, Debian, entre outros), há muito o que se fazer pós-instalação Linux. Os primeiros passos seguem abaixo. Leia e coloque em prática. Descubra!

Pós-instalação Linux: os primeiros passos que vão te ajudar

O Linux é um sistema operacional que vem sendo usado, cada vez mais, por usuários que buscam adaptabilidade, baixo custo e diversos outros benefícios no seu dia a dia. No entanto, muitas pessoas ainda se sentem perdidas em dar os primeiros passos pós-instalação Linux.

Se você passa por isso, saiba que depois de instalado (assim como uma de suas distribuições), o indivíduo pode implantar os softwares que precisa, ou seja, drives e plugins que tornarão as operações muito mais fáceis e rápidas. Além disso, é possível, também, instalar importantes ferramentas para o desenvolvimento do sistema.

O PostInstallerF, por exemplo, permite atualizar Linux. Nesse caso, as distribuições Ubuntu, Fedora e Manjaro podem concluir suas instalações com a ajuda dessa ferramenta.

Instalação ou atualização do Ubuntu

Se você instalou ou permitiu atualizar Linux para Ubuntu e quer deixar o sistema mais completo, siga os primeiros passos do que deve ser feito a seguir:

  • Sabemos que depois de instalar ou atualizar qualquer sistema é preciso fazer alguns ajustes para deixá-los como imaginamos. Com o Ubuntu não é diferente. Sendo assim, a primeira coisa a ser feita é atualizar os repositórios de softwares.
  • Atualize o núcleo do sistema para a versão mais recente.
  • Um dos primeiros passos a seguir é a instalação de codecs de mídia e a ativação do reprodutor de DVD. O Ubuntu, por motivos legais, não inclui esses detalhes. Utilizando o codecs sudo apt install ubuntu-restricted-extras permitirá a reprodução de DVS normais.
  • Você vai precisar, também, pós-instalação Linux, gerenciar drives e dispositivos, bem como instalar o suporte Java e o suporte Flash, entre outros programas necessários para o seu dia a dia.

Instalação ou atualização do Fedora

Conforme dito anteriormente, ao atualizar Linux sempre há algumas adaptações que o usuário precisa fazer. Na distribuição Fedora esse procedimento também é importante. Sendo assim, os procedimentos pós-instalação Linux – Fedora são:

  • Como o Fedora não usa drivers proprietários em seu sistema, a sua instalação terá que ser feita manualmente pelo usuário. Sendo assim, para instalar o driver de vídeo Nvidia em seu sistema, facilmente, é necessário uma série de comandos. Ao pesquisar na internet sobre o assunto, há sites que ajudam nesse processo.
  • É necessário, também, a instalação do Fedy. Ele é uma aplicação que permite baixar complementos do sistema que são bastante comuns como os Codecs, Java, Flash, Drivers de vídeo.
  • Para instalar o Fedy no Fedora, é preciso abrir o terminal e colar o comando abaixo:
    su -c "curl https://satya164.github.io/fedy/fedy-installer -o fedy-installer && chmod +x fedy-installer && ./fedy-installer

Depois de fazer isso, é só abrir a aplicação no menu e instalar tudo o que precisa para que o seu sistema fique completo e fácil de usar.

Lembre-se que atualizar Linux é fácil, mas há sempre alguns ajustes que precisam ser feitos para que esse processo possa ser o ideal para você no dia a dia.

Curso Online Ubuntu Desktop

Curso Online Ubuntu Server


O poder dos bancos de dados Open Source
Por que o Linux não deslancha no desktop?
Google Analytics Alternative