Blog Escola Linux

  

Conheça a solução enterprise de virtualização paga mais utilizada em todo o mundo: VMWare

Conheça a solução enterprise de virtualização paga mais utilizada em todo o mundo: VMWare

Para quem ainda não sabe, VMWare trata-se de um software muito famoso entre as grandes empresas. Essa ferramenta torna possível a instalação de um sistema operacional, bem como seu uso. Esse sistema fica no interior de outro, para que dessa forma, possa suportar o software de demais sistemas.

O uso do software VMWare permite a execução simultânea, de vários sistemas operacionais, em um espaço singular, estimulando computadores virtuais a executar em computadores físicos, capazes de fazer funcionar um sistema operacional completamente diferente dos outros.

Esse software é usado normalmente em centros de dados, uma vez que possibilita uma maior segurança para o computador, sem que seja necessário o uso de outras máquinas. Além disso, ele também é capaz de aproveitar mais as habilidades de outras máquinas, denominadas nesse caso, de máquinas hospedeiras. Veja mais!

Benefícios

Mas afinal de contas, quais são as utilidades de obter o software VMWare?

  • Essa ferramenta é útil em áreas de desenvolvimento, nas quais é preciso testar uma única aplicação em outros tipos de plataforma. Para exemplificar, podemos citar as organizações que trabalham com produtos que precisam de testes em Windows e Linux. Esses produtos são conhecidos como “multiplataformas”;
  • O VMWare é utilizado para situações em que é preciso simular uma instalação de rede mais complicada;
  • Também pode ser usado para transferir e alicerçar servidores mais antigos. Algumas redes utilizam antigos servidores, que requerem maior custo para assistência e manutenção. O VMWare possibilita a concentração desses aspectos;
  • VMWare também é útil para apresentar e demonstrar funções de sistemas prontos para uso;
  • Essa ferramenta preserva a similaridade dos hardwares, que algumas vezes não são compatíveis com versões atuais do Windows, ou Linux, por exemplo;
  • Além de tudo, a utilização do VMWare é totalmente segura.

Outros produtos

O VMWare ESXi é um novo lançamento de virtualização da VMWare. Essa aplicação tem como principal objetivo, não só instaurar, mas também servir novos computadores virtuais. A ferramenta não se trata somente de um software instalado em um determinado sistema operacional, ela também agrega itens considerados fundamentais para o mesmo.

O VMWare ESXi é capaz de substituir um sistema operacional ultrapassado, chamado de Console de Serviço. O nome dessa aplicação deriva de “Elastic Sky X”. O VMWare Player é capaz de efetivar aparelhos virtuais prontos. A criação de novos aparelhos virtuais é praticamente impossível, mas o VMWare muda essa realidade através de poucos passos.

O VMWare é considerada um dos melhores sistemas de virtualização para projetos, pelas grandes empresas. O serviço do software não é gratuito, mas costuma ser muito útil e render bons resultados, por se tratar de um modelo avançado e de qualidade.

E você? Já utiliza a solução de virtualização VMWare?! Conte sua experiência!

Curso Online VMware - Virtualization from Scratch

E-book 101 dicas para usar o Linux como um Profissional!

Xen Server: sua virtualização profissional!
Conheça o FreeBSD: seu próximo sistema operacional...
Google Analytics Alternative