Blog Escola Linux

  

A importância do domínio de bancos de dados Oracle

A importância do domínio de bancos de dados Oracle

 Vivemos em uma época onde a cada minuto novas tecnologias são desenvolvidas. Computadores e softwares poderosos e incrivelmente eficazes, capazes de processar milhões de dados em questão de segundos; isso já faz parte do mundo moderno. Talvez uma das profissões mais importantes nesse meio seja a do Administrador de Banco de Dados (DBA), já que entre suas tarefas mais importantes armazena dados da maneira mais segura, rápida e eficiente possível, sejam bancos de dados Oracle ou MySQL – dois dos mais utilizados –, por exemplo.

A maior e mais importante responsabilidade de um DBA, no fim das contas, é por manter e zelar pela integridade de todos os dados e bancos de dados de suas empresas. Uma profissão que carrega consigo a necessidade de profissionais extremante ágeis, lógicos e racionais. Saiba mais!

O que é um banco de dados?

Explicando de maneira simples e resumida é uma estrutura minuciosa de dados que tem como intenção a obtenção de informações; conjuntos que se relacionam de maneira que criem alguma lógica e/ou sentido. Bancos de dados ganharam seu espaço e atualmente são extremamente importantes para empresas, sendo em muitos casos a parte mais relevante dos sistemas de informação.

Outra parte presente nos bancos de dados são os metadados, que nada mais são do que um dado coerente a outro, sem o metadado não haveria possibilidade estruturar ou extrair nada em um banco de dados.

Os principais SGBD’s

Pesquisas apontam que Oracle e SQL Server são os SGBD’s (Sistema Gerenciador de Banco de Dados) mais utilizados nas grandes empresas brasileiras. Dentro desse cenário e desses fatos, recomenda-se como passo principal para ser um DBA que primeiramente se estude Oracle ou SQL Server, pois a demanda de mercado é muito maior, o que significa mais oportunidades.

SQL Server

Desenvolvido pela Microsoft, SQL Server é um sistema gerenciador de banco de dados relacional (SGBD) criado em junto a Sybase em 1988. Com o fim da parceria, em 1994, a Microsoft deteve seus direitos e se tornou responsável única por sua manutenção. Sua principal função, sendo um produto de banco de dados, é armazenar e recuperar os dados requisitados por demais aplicações de software, seja através do mesmo computador ou que estejam sendo executados em outra máquina que eventualmente esteja conectada via rede. A Microsoft mantém uma gama de diferentes versões do SQL Server, cada uma delas especificamente segmentada para diferentes tipos de usuários, de acordo com suas demandas e cargas de trabalho.

Banco de Dados Oracle

A Oracle Corporation surgiu no fim dos anos 70, quando Larry Ellison e seus sócios, Bob Miner e Ed Oates, notaram a possibilidade única de negócios através dos bancos de dados relacionais. Assim surgiu o Oracle.

Ano após ano, incansavelmente, a Oracle continua em processo de aperfeiçoamento e evolução do líder de mercado e seu principal produto. A empresa busca sempre se destacar diante de seus concorrentes incrementando novas funcionalidades ao SGBD. Não à toa hoje o mercado valoriza e se mostra mais aberto àqueles que estão dispostos a aprender oracle e estão à procura de ser DBA Oracle.

Como se tornar um DBA Oracle?

Nesse ponto não há muito mistério ou segredo, a dica é: muito estudo! Fóruns, blogs, sites especializados – a internet é um dos seus principais e mais importantes aliados, não tenha limites e saiba bem como utilizá-la a seu favor; documentação do fabricante do SGBD, livros, apostilas. Enfim, são variadas fontes de informação, de onde é possível adquirir muito conhecimento para a profissão.

Além disso, procure por cursos e treinamentos de banco de dados oracle, afinal, certificações também têm sua devida importância. Por fim, o conselho que fica é o de estar sempre antenado e atualizado. O mercado para o DBA é extremamente volátil e está em constante mudança, quem não fica atento perde vez.

Curso Online Oracle® SQL

Curso Online Administração Oracle® I


Diretórios no Linux: Entenda como funciona!
Certificação AWS: O que você precisa saber?

Artigos Relacionados

Google Analytics Alternative